1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Xiaomi Smart Pet Food

 

O mundo está cada vez mais tecnológico, e não somos apenas nós que beneficiamos disso. Os nossos companheiros do dia a dia também se encontram a ter cada vez mais soluções tecnológicas para entrarem no mundo do “digital”.

 

Talvez não vá ver o seu gato ou cão a navegar a web, mas existem pequenas melhorias que podem ser feitas no dia a dia dos mesmos com uso da tecnologia. Um dos exemplos encontra-se com os Smart Pet Food Feeder e o Smart Pet Fountain da Xiaomi.

Estes dois produtos visam ajudar na rotina dos animais domésticos, tanto para os mesmos como também para os donos. Estes ajudam a manter uma rotina para as refeições, deixando a preocupação dos donos em dar comida na hora certa.

 

Nesta review vamos analisar os dois produtos.

 

> Smart Pet Food Feeder

 

Smart Pet Food Feeder

 

Começando pelo Smart Pet Food Feeder, este dispensador de comida encontra-se adequado para cães e gatos, sendo que permite ajustar automaticamente as horas das refeições, dispensando ração conforme se pretenda.

 

O Smart Pet Food Feeder conta com um sistema de controlo das porções de comida, que permite aos utilizadores ajustarem, através da aplicação, a quantidade de comida que será dispensada. A Xiaomi recomenda que este dispositivo seja usado com cães e gatos de pequeno e médio porte

 

Este sistema é particularmente útil para quem passe bastante tempo fora de casa, e não tenha forma de controlar a comida dos animais. Basta configurar a app para realizar a tarefa automaticamente.

 

Luzes de indicação LED do sistema

 

Apesar de o Smart Pet Food Feeder não contar com grandes instruções na caixa, é simples de configurar após se usar a app da Mi Home, de onde se pode controlar todas as configurações. Este é o único passo que exige um pouco mais de atenção do utilizador, pois necessita de configurar cada dispositivo com a app, bem como das suas definições e preferências do animal.

 

O dispositivo precisa de se encontrar ligado a uma tomada, para realizar as suas atividades, mas conta também com uma pequena bateria, que pode ser usada em caso de falta de eletricidade. Esta fornece um backup para garantir que os animais continuam a manter as suas rotinas, mesmo caso falte a energia. Esta bateria é automaticamente carregada sempre que se liga à tomada.

 

Tigela do Smart Pet Food Feeder

 

A tigela para onde cai a ração é feita de aço inoxidável, e fica presa diretamente na estrutura principal através de fixação magnética. Isto permite que a tigela possa ser rapidamente lavada.

 

O recipiente onde deverá ser colocada a ração conta com um tamanho de 3.6 litros, o que corresponde a cerca de 1.8 KG de ração seca. Dependendo do animal, isto será suficiente para manter a ração durante 2 a 3 semanas sem problemas.

Mas é aqui que também se encontra toda a magia deste acessório.

 

Recipiente para ração do Smart Pet Food feeder

 

A tampa veda completamente o recipiente onde a ração se encontra, mantendo-a selada e longe de qualquer humidade. Isto permite que a comida se mantenha seca e pronta a usar durante mais tempo, evitando também possíveis problemas.

 

Tampa do dispositivo Smart Pet Food Feeder

 

No interior da tampa encontra-se um cartucho, que a empresa garante possui um filtro de carvão ativado e material absorvente da humidade. Este filtro necessita de ser regularmente substituído, conforme necessário. A empresa recomenda que cada cartucho seja substituído ao fim de três meses.

 

imagem em detalhe da ligação da tampa do Smart Pet Food Feeder

 

É também na tampa que se pode ver o material que isola hermeticamente a comida e evita a entrada de humidade, bem como a ligação por contacto para identificar quando a tampa se encontra retirada do recipiente principal.

 

O interior onde se coloca a ração pode ser retirado, para mais fácil limpeza. Na parte inferior encontra-se uma espécie de hélice, que empurra a comida para o recipiente externo na quantidade exata que se pretende.

 

Interior do sistema de ração do Smart Pet Food Feeder

 

É importante ter em conta que este sistema apenas funciona com ração seca, e mesmo dentro desta existem algumas limitações. A ração deve ter um formato oval ou redonda, com um diâmetro entre 5 e 12 mm.

 

Dispensador da ração do smart Pet food feeder

 

Existe ainda na tampa um pequeno botão, que pode ser usado para fornecer comida a pedido – algo que também pode ser feito manualmente pela aplicação. Algo importante a ter em conta é que todo este sistema é bastante silencioso.

Na verdade, nos testes que realizamos, o ruído é mínimo, o que pode ser importante para evitar assustar os animais – que normalmente se encontram perto do recipiente no dia a dia.

 

> Avaliação final Smart Pet Food Feeder

No final, o Smart Pet Food Feeder é uma excelente opção para quem pretenda manter os seus animais dentro de uma rotina, e não tenha a possibilidade de estar com os mesmos todo o dia. Facilita bastante a tarefa diária.

 

O facto de a tigela ser removível, facilita bastante na limpeza, e como se fixa diretamente ao recipiente principal, não existe risco de o animal a transportar para outro lado enquanto a usa. Toda a construção é bastante robusta, o que também é importante se tivermos em conta que vai ser usado por animais que, por vezes, podem ser traquinas.

 

Detalhes como a bateria de emergência, para garantir que o dispositivo continua a funcionar mesmo sem eletricidade externa, é um extra bem-vindo.

 

No entanto, a configuração inicial pode ser algo confusa para alguns utilizadores, visto não existir grande informação na caixa para a tarefa. Os utilizadores mais experientes podem rapidamente compreender como usar a app, mas ainda assim, não será um processo intuitivo para todos.

Além disso, as limitações na ração que se pode usar é algo que se deve ter em conta. Nem todos os animais gostam de todo o tipo de ração, e caso se tenha de alterar a mesma para usar este dispositivo, pode ser necessário um período de adaptação para o mesmo.

 

> Smart Pet Fountain

 

Passando da comida para a água, esta é igualmente importante para os animais no dia a dia. O Smart Pet Fountain ajuda na tarefa de manter a água fresca e de fornecer a que seja necessária para o mesmo.

 

Smart Pet Fountain

 

Tal como acontece com o Smart Pet Food Feeder, este não conta com muitas instruções na caixa para a configuração inicial. O processo necessita de ser feito na app da Mi Home, mas não existem muitos passos sobre como realmente o realizar.

 

A tigela onde se encontra a água conta com uma pequena inclinação, que permite aos animais acederem mais facilmente à mesma. Apesar de o dispositivo ter ainda alguma altura, não impede que seja usado sem problemas tanto por cães como gatos – no entanto, a ter em conta que estes acessórios são aconselhados para animais com mais de três meses.

 

Bomba do smart pet fountain

 

O reservatório conta com capacidade para dois litros. Isto deve ser suficiente para garantir água durante uma semana completa, mas é importante ter em conta que as necessidades dos animais podem variar consideravelmente.

 

No interior encontra-se a bomba para fornecer a água, juntamente com o sistema de filtragem. Este conta com dois filtros: um na entrada do recipiente e um na bomba da água, sendo que o último conta ainda com um sistema de carvão ativado, sendo capaz de reter iões de magnésio e cálcio.

Este é o único filtro que necessita de ser substituído de forma regular, para garantir que a filtragem é realizada corretamente.

 

Sistema de filtragem da bomba do smart pet fountain

 

A aplicação permite controlar a água que é dispensada, evitando de manter a mesma continuamente a correr. É também a partir da aplicação que se pode controlar o nível de água, sendo que esta alerta quando o mesmo estiver a acabar. Existe ainda uma bateria adicional integrada, que permite manter a bomba a correr mesmo caso a ligação à eletricidade não esteja disponível – a bateria é automaticamente recarregada.

Conjugando com o Smart Pet Food Feeder, é possível criar um sistema onde a água é ativada quando o animal estiver na hora da refeição.

 

> Avaliação final Smart Pet Fountain

 

Se conjugarmos a Smart Pet Fountain com o Smart Pet Food Feeder, criamos uma solução perfeita para os nossos animais de quatro patas. Um a fornecer a comida, e o outro a água, que conta com a ajuda da tecnologia para garantir que o processo é bem feito – ainda mais se integrarmos a mesma com outros produtos da Xiaomi no lar.

 

No caso da Smart Pet Fountain, o uso do sistema de filtragem da água é uma mais valia, garantindo que os animais possuem sempre líquido fresco e seguro para consumo. Ao mesmo tempo, o sistema de alerta também ajuda os donos a manterem a água sobre controlo – algo muito importante de os animais terem sempre acesso.

 

No entanto, a falta de informação para a configuração inicial pode tornar o processo mais complicado para alguns. A isto junta-se ainda o facto que é necessário ter em conta o custo do dispositivo e da substituição dos filtros.

 

> Preço e disponibilidade

 

O Smart Pet Food Feeder custa 129,99 euros e o Smart Pet Fountain custa 79,99 euros. Mas ambos podem ser adquiridos em conjunto por 179,99 euros.

 

Miko a dormir

 

E por fim, um agradecimento à Xiaomi por ter fornecido os acessórios para teste, mas também ao Miko, que foi a ajuda fundamental para que a review fosse realizada.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech