1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

VPN da Google

 

Muitas empresas usam sistemas de VPNs internos para garantir a proteção dos funcionários, sobretudo em acessos remotos a redes internas ou seguras da mesma. No entanto, para quem use a plataforma de VPN da Google, existem algumas considerações a ter em conta devido a um recente bug descoberto na mesma.

 

Como parte da oferta do Google One, nos planos mais avançados da plataforma, os utilizadores possuem acesso a uma VPN dedicada da Google. A Google One VPN pretende ser uma forma de garantir mais proteção e segurança para as ligações dos utilizadores, independentemente do dispositivo onde se encontrem.

 

No entanto, foi agora descoberto que a VPN da Google, sobretudo em sistemas Windows, pode causar problemas com os DNSs configurados no sistema operativo. Alguns utilizadores relatam que a VPN da Google no Windows encontra-se a usar os seus próprios servidores DNS, ignorando as configurações que se encontram aplicadas no sistema.

 

Caso os utilizadores tenham uma configuração personalizada de servidores DNS a usar, a VPN da Google parece estar a ignorar os mesmos, usando invés disso a própria infraestrutura da Google.

 

No entanto, o caso agrava-se quando a aplicação também não está a reverter as alterações que são feitas para tal depois da VPN deixar de ser usada. Os relatos apontam que a VPN altera as configurações do Windows, mas depois dos utilizadores deixarem de usar a mesma, as alterações DNS não são modificadas para os valores anteriores, permanecendo com a configuração da Google.

 

A maioria dos utilizadores reportam este problema no Windows 11, mas existem relatos também de ocorrer no Windows 10. Para já, o problema parece associado apenas com o Windows, em sistemas que usem a aplicação dedicada do Google One VPN para a ligação.

 

Embora a maioria dos utilizadores não se importem de usar os DNS da Google, e estes são uma base de configuração aceitável, existe quem opte invés disso por alternativas mais privadas ou rápidas. O bug, mesmo que seja algo inofensivo, pode causar algumas preocupações a nível de privacidade, algo que muitos utilizadores rapidamente apontaram.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech