1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows fechado

 

A Microsoft encontra-se a aplicar novas medidas para prevenir que, em sistemas Windows 10 e Windows 11, os utilizadores tenham a capacidade de alterar o navegador padrão do sistema de forma automática.

 

Embora os utilizadores ainda possam alterar o navegador padrão do sistema via as Definições do Windows, uma nova driver instalada silenciosamente com as atualizações KB5034763 (Windows 10) e KB5034765 (Windows 11), impede agora que essa tarefa seja feita automaticamente por aplicações externas.

 

De acordo com a descoberta do programador Christoph Kolbicz, a Microsoft integrou esta nova driver nos dois sistemas com o único propósito de impedir a mudança direta do navegador padrão do Windows. Isto impede que aplicações de terceiros, ou até mesmo os próprios navegadores, possam alterar o navegador padrão no sistema – obrigando os utilizadores a usar apenas as Definições do Windows para a tarefa.

 

Esta medida impede também as mudanças de navegador com base em alterações no registo do Windows. Quando a alteração é identificada, os drivers alteram novamente o navegador padrão para o que se encontrava anteriormente configurado.

 

As chaves de Registo do Windows que anteriormente permitiam a mudança, agora estão simplesmente bloqueadas, não existindo uma forma simples de realizar a configuração desta forma.

 

O driver em questão encontra-se localizado em c:\windows\system32\drivers\UCPD.sys. Este foi instalado como parte das atualizações de Fevereiro do sistema. Embora não exista uma forma de remover o driver do sistema, é possível usar comandos avançados do editor de Registo do Windows para impedir que o mesmo seja carregado no arranque do sistema.

 

No entanto, mesmo que esta medida seja realizada, existem formas do Windows identificar que o driver não se encontra carregado, iniciando novamente o mesmo.

 

Algumas fontes apontam que este novo driver pode ser uma medida da Microsoft para ir de encontro com a nova legislação da zona europeia, que vai obrigar a empresa a realizar algumas mudanças no Windows. Entre elas encontra-se a capacidade dos utilizadores poderem escolher o navegador que pretendem usar no sistema por padrão e em várias tarefas, incluindo as que, anteriormente, estariam limitadas para uso apenas com o Edge.

 

No entanto, algumas partes apontam também que esta é apenas mais uma medida da Microsoft para complicar a tarefa de alterar o navegador padrão do sistema, forçando os utilizadores a usarem o Edge.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech